A educação midiática não se restringe ao combate da desinformação, embora as habilidades necessárias para a leitura crítica das notícias também façam parte de seu currículo. Para o EducaMídia, a educação midiática é um 'guarda-chuva' bem mais amplo, com o objetivo de formar não só leitores críticos mas também produtores de conteúdo conscientes e responsáveis.
A educação midiática está presente em diversas esferas da BNCC, ainda que não apareça com esse termo no documento. A menção mais direta está em Língua Portuguesa, no campo de atuação jornalístico-midiático (Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio). Mas a BNCC também contempla a leitura e a criação de mídias em outras áreas do conhecimento, como em ciências humanas e ciências da natureza.
Além disso, trata as habilidades previstas na educação midiática como um direito de aprendizagem, conforme expresso na competência geral sobre cultura digital:
"Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva."
A educação midiática não é uma disciplina à parte, mas um conjunto de habilidades transversais para que os jovens possam acessar, analisar, criar e participar do ambiente informacional com responsabilidade e senso crítico.
Embora a BNCC abrigue parte de sua aprendizagem em Língua Portuguesa (no campo de atuação jornalístico-midiático), a educação midiática pode ser entendida como uma camada transdisciplinar que torna a aprendizagem mais significativa para o aluno.
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O EducaMídia tem diversas iniciativas para formação de professores, além de materiais e recursos para as escolas disponíveis gratuitamente na área Aprenda e Aplique. Todo o conteúdo do programa está identificado com símbolos geométricos que mostram o pilar da educação midiática que está sendo trabalhado.
É possível desenvolver diversas atividades de educação midiática mesmo que sua escola não conte com muitos recursos tecnológicos. Você pode usar jornais e revistas impressos, criar e publicar conteúdo em formato analógico (murais, folhetos, cartazes e outros) e recriar no ambiente offline situações-problema do universo online, entre outras opções.
A educação midiática caminha lado a lado com a fluência digital. Ambas são habilidades transversais, cada vez mais exigidas de qualquer professor da educação básica, em qualquer disciplina – ou de qualquer cidadão alfabetizado. Na escola, essas habilidades podem ser construídas gradativamente, à medida em que o professor incorporada pequenas mudanças em sua prática cotidiana, em um processo de formação continuada. Os materiais do EducaMídia e seus parceiros permitem que qualquer professor aproprie-se aos poucos desses conhecimentos e aplique-os em sua sala de aula.
Não há uma idade específica para que a criança comece a ter contato com a educação midiática. Desde que ela esteja em contato com mensagens de mídia, de embalagens de produtos para o público infantil a jogos e programas de TV, é possível iniciar o hábito da leitura crítica. No EducaMídia, os materiais têm como foco crianças e adolescentes a partir do Ensino Fundamental 2, mas podem ser adaptados para outras faixas etárias.
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