Educação
Midiática

E A BNCC

Promovido pelo Instituto Palavra Aberta e pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, este curso tem como objetivo ampliar a reflexão sobre o campo de atuação jornalístico-midiático, que faz parte do componente Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – tanto no Ensino Fundamental (Anos finais) quanto no Ensino Médio.

A participação no curso possibilita a ampliação do letramento midiático por meio da análise, da produção, da circulação e da redistribuição de informação e de opinião.

Os educadores participantes terão a oportunidade de refletir sobre a mediação de situações de ensino-aprendizagem na educação básica que envolvam o trato ético e crítico com a informação e a opinião nos tempos e espaços escolares.

Temas e habilidades
previstos no curso

O curso está dividido em quatro módulos: por meio deles, você poderá aprofundar seus conhecimentos sobre algumas das habilidades previstas pela BNCC.

Além de conteúdo multimídia, o ambiente de aprendizagem disponibiliza fóruns interativos, questionários e enquetes que possibilitam a avaliação da aprendizagem.

Início: 1º de abril de 2019

Quero me inscrever

módulo 1

Comunicação como direito

Trata dos princípios do direito à comunicação, da liberdade de expressão e da importância da educação midiática nesse contexto.

módulo 2

Campo jornalístico-midiático

Debate as novas formas de consumo e distribuição da informação, o papel do jornalismo e a pluralidade na imprensa.

módulo 3

Produção e circulação de informação na era digital

Explica o fenômeno da poluição informacional e o papel das mídias sociais.

módulo 4

Comunicação de marcas e novos formatos de marketing

Discute as estratégias que a publicidade utiliza para engajar o público com as marcas e a importância da educação midiática para um consumo consciente.

Quero me inscrever

Faça sua pré-inscrição: preencha todos os campos (nome completo, CPF, e-mail, disciplina que leciona e segmento em que atua) e clique em ENVIAR.

Nosso contato:
contato@educamidia.org.br

perguntas frequentes sobre o curso

O curso é destinado aos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio. Outros profissionais da educação, no entanto, também podem se inscrever: professores da educação básica de todas as disciplinas, coordenadores pedagógicos e gestores educacionais que têm o desafio de implementar a BNCC na sua escola e/ou rede.
Não, as aulas são 100% on-line.
Não, ele é autoinstrucional, ou seja, possibilita uma aprendizagem autônoma do aluno.
Basta se inscrever na plataforma para ter acesso ao curso “Educação Midiática e a BNCC”.
O curso é gratuito.
A carga horária é de 30 horas.
Em geral, de três a quatro horas semanais, podendo ser distribuídas ao longo da semana ou concentradas em um ou mais dias.
Para aprovação e certificação, o cursista deve concluir 100% das atividades e das tarefas disponíveis nos módulos.
Neste momento, apenas o curso “Educação midiática e a BNCC” está disponível. Outros cursos sobre educação midiática e fluência digital serão produzidos para apoiar os professores.
As aprendizagens previstas na BNCC deverão ser garantidas aos alunos da educação básica a partir de 2019, em todo o país.

Apoio: